Programas de Otimização

O valor alfa decresce com o acréscimo da dose efetiva anual individual? Exemplo da pequena mina utilizada na publicação 55 da CIPR

Como o autor do trabalho prova que o valor alfa aumenta com o decréscimo da dose individual no exemplo da pequena mina utilizada na publicação 55 da CIPR:

O autor verificou em que intervalo de valor alfa cada uma das 5 opções de proteção permaneceria como solução analítica. Para tanto fez uso da equação (X + αS)min, igualando-as para duas opções de proteção sucessivas. O resultado foi um aumento do valor alfa com o decréscimo da dose individual.

Como o autor do trabalho prova que o valor alfa aumenta com o decréscimo da dose individual no exemplo da determinação da espessura otimizada de uma blindagem plana para uma fonte de radiação apresentada na publicação nº 37 da CIPR:

Fazendo uso do resultado do exercício apresentado na publicação em apreço o autor muda o valor de alfa de U$10.000,00 para U$5.000,00 e verifica que a espessura encontrada não é metade daquela apresentada com o valor alfa de U$10.000,00. Também, mostra que se for realizada uma segunda otimização com o mesmo valor de alfa de U$10.000, a espessura encontrada é muito inferior à primeira, e não igual.

O autor fornece outro exemplo envolvendo a camada semi-redutorapara demonstrar que o valor de alfa aumenta com o decréscimo da dose individual:

O autor supôs uma camada semi-redutora de 1 cm e mostrou que ela reduzia a dose de 1.024 mSv para 512 mSv, portanto seria evitada uma dose de 512 mSv. Porém, com a mesma camada semi-redutora, com uma dose de 2  mSv, nós a reduziríamos a 1 mSv. Portanto no primeiro caso reduziríamos a dose de 512 mSv, e no segundo caso apenas de 1 mSv, ambos ao mesmo preço.

 

Links Relacionados

 

Publicações