Monitoramento das Radiações Ionizantes

Monitoramento de Rotina para Radiação Externa

1. O monitoramento de rotina para local de trabalho e para radiação externa, que tipo de medida envolve e que tipo de equipamento pode incluir?

Envolve o uso de medidas de inspeção regularmente repetidas e pode incluir o uso de monitores instalados para identificar o inicio de condições anormais ou de emergência. Um exemplo deste último pode ser uma falha no retorno de uma fonte de radiografia para a sua blindagem.

Alguns cuidados que devem ser tomados na confecção de um programa de monitoramento de rotina para o local de trabalho e radiação externa com fins de proteção radiológica:

  • Deve ser cuidadosamente planejado
  • Não deve ser super elaborado
  • Que a geração de um grande número de resultados desnecessários é contra producente e pode mascarar a presença de resultados úteis e significativos

O monitoramento de rotina do local de trabalho para radiação externa com fins de proteção radiológica deve ser efetuado nas posições onde permanecem os trabalhadores durante a execução das respectivas tarefas.

2. Que casos devem ser considerados para determinar a freqüência com que deve ser efetuado o monitoramento do local de trabalho com a função de rotina para a radiação externa e qual é a freqüência associada a cada caso?

a. As variações de campo de radiação só ocorrem em decorrência de alterações apreciáveis nos arranjos de blindagem, nos controles ou nos processos realizados no local de trabalho.

Freqüência: É necessário somente um monitoramento ocasional no local para propósitos de comprovação.

b. As variações do campo de radiação são lentas e as conseqüências não são graves.

Freqüência: Monitoramentos periódicos, normalmente proporcionarão informações de advertência suficientes e em tempo hábil sobre as condições de deterioração, principalmente, para pontos pré-estabelecidos.

c. As variações do campo de radiação são rápidas e imprevisíveis a valores alarmantes.

Freqüência: No local de trabalho devem ser colocados instrumentos de aviso ou usados individualmente pelos trabalhadores.

3. Que características devem possuir os instrumentos  no caso do campo de radiação variar rapidamente e de modo imprevisível a valores alarmantes no caso do monitoramento de rotina do local de trabalho para radiação externa?

  • Devem ser robustos e confiáveis.
  • Devem apresentar respostas adequadas para o tipo e a energia da radiação que se encontra no local de trabalho.
  • Deve ser dada uma atenção especial na escolha e calibração de instrumentos utilizados na medida de nêutrons ou fótons de penetração pequena.
  • Os instrumentos devem responder em unidades SI e devem ser calibrados nas grandezas operacionais do CIUR, geralmente, em dose equivalente ambiente ou dose equivalente direcional.
  • Os instrumentos antigos, graduados em unidades SI mas calibrados em dose absorvida no ar, geralmente, são adequados para medidas de fótons.
  • Ainda que a maioria dos instrumentos utilizados no monitoramento do local de trabalho meçam taxa de dose em vez de dose mas existem circunstâncias onde é útil um dosímetro integrador simples como um DTL.

 

Links Relacionados

 

Publicações