Monitoramento das Radiações Ionizantes

Estrutura mais conveniente para o monitoramento do local de trabalho para contaminação do ar

1. No projeto de um programa de monitoramento do local de trabalho para a contaminação do ar pela radiação ionizante existe uma estrutura geral útil para todos os tipos de monitoramento e uma estrutura mais conveniente para este tipo de monitoramento. Qual a estrutura mais conveniente em suas divisões?

  • Monitoramento de alerta – para detectar e advertir o início de uma contaminação significativa presente no ar.
  • Amostragem de área – para detectar tendências e variações nas contaminações presentes no ar em todo o local de trabalho.
  • Amostragem representativa – para quantificar a extensão da contaminação presente no ar à qual o trabalhador provavelmente estará exposto.

Na estrutura geral das funções, os monitoramentos com função de alerta e de amostragem de área seriam classificadas com função relacionada com a tarefa e a função de amostragem representativa com função de rotina, mas a amostragem de área, também, pode tornar-se com função de rotina.

2. Quando o monitoramento de Alerta pode ser útil, que tipo de equipamento deve ser usado, onde devem estar localizados, forneça um exemplo de onde devem ser instalados e não instalados, no monitoramento do local de trabalho para a contaminação do ar provocado pela radiação ionizante?

O monitoramento de Alerta torna-se útil em operações ou desvios que podem causar liberações apreciáveis e inesperadas de materiais radioativos no local de trabalho. Neste caso devem ser usados equipamentos de aviso operando continuamente. Eles devem estar localizados em posições onde detectarão com confiabilidade uma liberação de material radioativo. Um exemplo é a Instalação do equipamento em/ou próximo a pontos de extração do ar em locais de trabalho e não devem ser colocados na extensão de sistemas fechados do tipo da capela com exaustão.

Locais em que é útil a colocação dos equipamentos para o monitoramento de alerta para o local de trabalho onde pode existir a contaminação do ar provocada por radiação ionizante:

  • Reatores;
  • Próximos a celas de processamento;
  • Áreas onde são manuseados plutônios e outros elementos transurânicos;
  • Locais onde são usadas quantidades apreciáveis de materiais sob forma não selada.

Considerações devem ser realizadas para a escolha do nível de alarme e equipamento que deve ser utilizado no monitoramento de alerta para contaminação do ar provocado pela radiação ionizante:

  • Deve-se considerar o valor normal de atividade presente no ar e a sua esperada variação.
  • Há a necessidade de se evitar alarmes freqüentes desnecessários (incluindo os alarmes falsos)
  • Há a necessidade de se efetuar a discriminação de contribuições que confundem como aquelas causadas pela radiação natural de fundo resultante dos produtos de decaimento do radônio.
  • Os equipamentos utilizados são os monitores contínuos de ar providos de alarme de aviso.


3. Qual é a utilidade da amostragem de área, quais são os equipamentos utilizados e o que se considera para determinar a sua quantidade e localização na amostragem representativa do monitoramento do local de trabalho para a contaminação do ar provocada por radiação ionizante?

A utilidade da amostragem é a obtenção de dados sobre a tendência dos valores da contaminação presente no ar. Os Equipamentos utilizados são amostradores de área estáticos, com ou sem qualquer equipamento de monitoramento de alerta. O número de equipamentos e a sua localização devem ser justificados e devem-se considerar o significado global da contaminação e seu grau de variação.


4. O que se pretende com a amostragem representativa, qual é a importância, como e com que equipamento é realizada e em que locais se torna importante a amostragem representativa do monitoramento do local de trabalho para a contaminação do ar provocada pela radiação ionizante?

Pretende-se colher amostras da atividade no ar respirado pelos trabalhadores e, portanto, pode ser usada para determinar a exposição recebida pelo trabalhador. A sua importância é fornecida pelo papel que desempenha no monitoramento com propósitos de controle operacional. Utilizam-se amostradores fixos em um determinado número de locais selecionados como representativos da zona de respiração dos trabalhadores. Denomina-se de ciclo completo de operações. Ela se torna importante em locais fixos de trabalho com grande ocupação e a amostra de ar, que representa a incorporação, pode ser, convenientemente, localizada próxima à zona de respiração.

A amostragem representativa da contaminação do ar provocada pela radiação ionizante pode representar adequadamente a incorporação de cada trabalhador em um ciclo completo de operações.

5. Do que depende e como pode ser realizada uma interpretação acurada dos resultados de uma medida da contaminação do ar provocada pela radiação ionizante considerando a estrutura conveniente?

A interpretação acurada depende

  • Das propriedades físicas e químicas do contaminante.
  • Do grau em que as amostras são realmente representativas do ar inalado pelos trabalhadores.

Ela pode ser realizada introduzindo hipóteses simplificadoras, particularmente, com relação a distribuição do tamanho e concentração de atividade das partículas do contaminante.

Considerando a estrutura conveniente, a incorporação de materiais radioativos no monitoramento do local de trabalho para a contaminação do ar pode ser avaliada a partir dos resultados do monitoramento do local de trabalho tanto pela amostragem de área como representativa.

Quando forem usados amostradores de área de modo rotineiro para avaliar a contaminação do ar provocado pela radiação ionizante, a quantidade incorporada pelo trabalhador pode ser determinada pela introdução de um programa de monitoramento interventor (especial), frequentemente envolvendo amostradores de ar individuais e determinados fatores de conversão.

Os fatores de conversão determinados pelo monitoramento com função interventora introduzidos no monitoramento de área para a contaminação do ar não são perenes e devem ser revisados de tempo em tempo e, sempre, após qualquer alteração significativa nas operações.

6. Em que situações, mesmo fazendo uso de fatores de correção no monitoramento da contaminação do ar provocado pela radiação ionizante pode haver falhas em representar adequadamente a incorporação para cada trabalhador?

  • Situações em que as fontes de contaminação são localizadas e variáveis com o tempo, frequentemente, provocadas pela própria ação ou movimento do trabalhador. Ex: fuga em uma cela com luvas
  • Situações em que a distribuição de atividade dentro do espectro de tamanhos de partículas não é uniforme, algumas partículas apresentam grande fração do LIA com relação às demais partículas.

A representatividade de uma amostra de contaminação do ar com relação ao ar inalado por um trabalhador depende:

  • Da taxa de amostragem do ar
  • Das características de seleção do tamanho das partículas do ar amostrado
  • Da circulação do trabalhador dentro do local de trabalho

 

Links Relacionados

 

Publicações