Monitoramento das Radiações Ionizantes

Determinação do nível de referência para a contaminação do ar

1. Qual é a solução sugerida pela CIPR e em que caso ela é cálida quando os fatores de conversão falharem na representação da incorporação por cada trabalhador fazendo uso de amostradores de área para o monitoramento da contaminação do ar provocada pela radiação ionizante e em que casos o seu valor pode ser menor ou maior?

A solução sugerida pela CIPR é adotar um fator de 1/10 sobre o resultado para estabelecer um nível de referência.

  • Podem ser observados valores de 1/10 quando a calibração dos amostradores de área é grosseira e deficiente.
  • Podem ser observados valores < 1/10 quando a contaminação suspensa no ar é resultante de fontes espalhadas.
  • Podem ser observados valores > 1/10 quando a principal fonte de contaminação resulta das ações do trabalhador.

Clique aqui para visualizar um exemplo para a determinação do nível de referencia no caso da contaminação do ar provocado pela radiação ionizante conhecendo-se a sua freqüência de contaminação.

2. O que deve ser feito e que cuidados devem ser tomados quando os níveis da contaminação do ar provocado pela radiação ionizante forem ultrapassados?

Deve-se introduzir ou reintroduzir o monitoramento interventor fazendo uso dos amostradores de ar individuais. Os cuidados a serem tomados no uso de amostradores de ar individuais, são:

  • Que possuam uma taxa de amostragem muito inferior àquela taxa de respiração do trabalhador de tal modo que um resultado simples de um turno ou até mesmo de uma semana são muito sensíveis a tendências resultantes da amostragem de uma única partícula não expressiva.
  • Que o efeito de uma única partícula não expressiva tem uma importância muito menor nos resultados médios a longo prazo e são estes resultados que deverão ser utilizados para avaliar a incorporação.

3. Quando os limites de incorporação, LIA, e os níveis de referencia de concentração no ar, NRCA são adequados nas medidas de contaminação do ar provocada pela radiação ionizante?

  • Quando o diâmetro aerodinâmico médio para atividade do aerossol padrão for igual a 5μm;
  • Quando são expressos como atividade total ou concentração de atividade sobre todos os tamanhos de partículas, isto é as amostras do ar não são seletivas nas dimensões das partículas.

No que se refere aos LIA e NRCA, caso o diâmetro aerocinamico médio para a atividade, DAMA, dos aerossóis seja diferente de 5 μm, deverão ser aplicados fatores de correção e estes geralmente provocarão a introdução de um monitoramento interventor que é apropriado sempre que:

  • Há a necessidade de se determinar a distribuição das dimensões das partículas dos aerossóis.
  • Ocorrer um resultado elevado isolado numa amostragem de ar individual.

 

Publicações