Monitoramento das Radiações Ionizantes

Monitoramento de rotina e monitoramento relacionado com a tarefa para a contaminação do ar

1. O que se deve fazer em operações singulares e em operações variadas no monitoramento da contaminação do ar provocada pela radiação ionizante com função de rotina?

  • Nas operações singulares devem ser usados amostradores de ar instalados em locais escolhidos, expressivos das zonas de respiração dos trabalhadores.
  • Nas operações variadas deve-se efetuar amostragens nas diferentes etapas das operações e avaliar a incorporação total para cada trabalhador em um ciclo completo de operações.

2. No monitoramento da contaminação do ar provocada pela radiação ionizante com função relacionada com a tarefa qual é a técnica mais comum e por que?

A técnica mais comum é fazer uso de amostradores com equipamento de detecção contínuo pois fornece um aviso nas variações súbitas dos níveis de concentração

3. Onde devem ser localizados e quando são necessários os amostradores de ar contínuos com função relacionada à tarefa usados no monitoramento da contaminação do ar pela radiação ionizante?

Os monitores de ar contínuos devem ser localizados onde poderão detectar, confiávelmente, uma liberação de material radioativo.

Eles são necessários em:

  • Reatores de Pesquisa
  • Locais aonde são manuseados plutônio e elementos transurânicos dentro de caixas com luvas
  • Onde houver grandes liberações de material radioativo

 

Links Relacionados

 

Publicações