Monitoramento das Radiações Ionizantes

Interpretação dos resultados para o monitoramento de rotina

1. No monitoramento individual para a exposição interna causada pela radiação ionizante, o modelo metabólico aplicado ao resultado de medida ao que se deve relacionar, que informações deve fornecer e no que deve estar baseado?

O modelo metabólico que relaciona o resultado da medida à grandeza física usada na interpretação, como dose por bequerel, limite autorizado, ou níveis de referência, deve ser compatível com o modelo metabólico usado para a grandeza física que define o limite ou o nível de referência. O modelo metabólico deve fornecer informações sobre:

  • Quantidades de radionuclídeos depositados nos órgãos ou tecidos.
  • Taxa de excreção

Ele deve estar baseado na possibilidade de que a incorporação seja uniformemente distribuída com o transcorrer do tempo, correspondendo a uma fração mais ou menos constante do limite no meio do intervalo entre os tempos de monitoramento.

2. Como pode ser determinado quando deve ser efetuado o monitoramento individual para a radiação interna com função de rotina para a radiação ionizante?

  • Para avaliar as incorporações a médio ou a longo prazo o monitoramento pode se efetuado em intervalos de tempo selecionados, não necessariamente relacionados com as incorporações conhecidas pois elas raramente são contínuas e podem ocorrer a qualquer momento entre as medidas.
  • Se forem conhecidos os instantes de incorporação pode ser feito um cálculo mais acurado, porém só será necessário se existir a suspeita de uma incorporação apreciável.

3. Como pode ser definido um nível de investigação da dose efetiva para o monitoramento individual para a radiação interna com função de rotina para a radiação ionizante em obediência às normas da CNEN e as recomendações da CIPR?

  • Pelas normas da CNEN o nível de investigação deve ser definido como 6mSva-1/n em que n é o numero de períodos de  amostragem por ano
  • Pelas recomendações da CIPR, deve ser definido como 5mSva-1/n com n tendo o mesmo significado das normas da CNEN. Neste caso o nível de investigação coincide com o nível de registro.

4. No monitoramento individual para a radiação interna com função relacionada com a tarefa quando ela não se torna necessária e em caso contrario por que função de monitoramento pode ser substituída?

  • Ela não se torna necessária em condições normais de trabalho quando for utilizada uma proteção individual adequada para a realização das tarefas, e
  • Ela pode ser substituída por um monitoramento interventor se houver evidencias de falhas nos mecanismos de proteção.

 

Publicações