Monitoramento das Radiações Ionizantes

Função auditora no monitoramento para a contaminação de pele e roupa

1. O que deve ser verificado?

A determinação das doses resultantes das irradiações externa e interna é muito difícil de ser conseguida. Não há monitoramento de rotina. Em caso de confirmação da contaminação, o trabalhador deve avisar a proteção radiológica. Os trabalhadores são trienados e têm o equipamento à disposição. O equipamento para detecção de contaminação de superfície também detecta o trabalhador. Em caso de contaminação serão feitas investigações posteriores para avaliar as causas.

Deve-se verificar o bom funcionamento dos equipamentos, se o trabalhador segue os procedimentos e se os equipamentos se encontram nos lugares determinados, isto é, se não foram transferidos.

2. Quais os equipamentos utilizados?

Devem ser verificados os equipamentos utilizados no monitoramento relacionado com a tarefa para a contaminação de pele e roupa:

  • Equipamento móvel de bancada para a contaminação de superfície - geralmente usado dentro do laboratório, passando o detector próximo à pele e à roupa.
  • Monitor de pés, mãos e roupa - geralmente fixo e localizado em locais estratégicos.
  • Portais - com a finalidade de detectar contaminações que escapam à precepção do trabalhador, evitando assim que sejam transferidas para outras áreas.

 

Links Relacionados