Monitoramento das Radiações Ionizantes

Construção da árvore de porfírio

1. Como exemplificar uma metodologia para formular perguntas a um determinado componente para formar as suas fileiras inferiores na arvore porfiriana?

Pode-se de formular perguntas fazendo uso de um componente com uma combinação de palavras como: “como?”, “o que?”, “quando?” “onde?”, “com que freqüência?”, “por quem?”.

Exemplo: Com o componente “procedimentos” poderiam ser formuladas as seguintes perguntas:

  • Como estão desenvolvidos os procedimentos?
  • Quando os procedimentos estão desenvolvidos a contento?
  • Por quem foram desenvolvidos os procedimentos?
  • Que critérios foram utilizados?
  • Que justificativa tem?
  • Que tipo de aprovações são exigidas?
  • Que registros devem ser mantidos?

2. O que é importante fazer a medida que se desenvolve a arvore porfiriana de um programa?

É importante agrupar os componentes em “subprogramas” ou “unidades” que executam funções ou propósitos específicos dentro do programa completo de proteção radiológica.

Exemplos: “programa de monitoramento interno”, “programa de monitoramento de efluentes gasosos” e “programa de monitoramento de área controlada”.

3. O que pode ocorrer com o agrupamento em subprogramas do programa objeto de confecção da arvore porfiriana e o que sugere o CIPR?

Pode ocorrer que alguns componentes sejam repetidos em vários subprogramas, mas a CIPR sugere que eles devem ser incluídos se forem exigidos nos componentes do subprograma.

4. Para a construção de uma arvore porfiriana pode ser útil uma seção de debates livres com um grupo de especialistas em proteção radiológica?

Sim, pois podem determinar os componentes que são necessários e suficientes para construir a árvore e fornecer as posições onde estes componentes devem ser colocados dentro da árvore.

5.  Como podemos melhorar as arvores porfirianas com o transcorrer do tempo?

Podemos melhorá-las com a experiência adquirida ou pelas lições aprendidas advindas de seu uso durante as apreciações, investigações de acidentes etc.

 

Publicações