Monitoramento das Radiações Ionizantes

Exigências de uma apreciação

1. O que é exigido de uma apreciação?

É exigido um retrospecto da documentação, dos dados registrados e, das entrevistas e visitas realizadas. O apreciador deve:

  • observar pessoalmente e confirmar todos os aspectos do programa que não poderiam ser vislumbrados na revisão da documentação;
  • discutir e confirmar detalhes do programa com a direção, o quadro de servidores e empregados na produção da instalação.

2. O que deve ser registrado e o que deve indicar, de uma apreciação?

Devem ser registradas todas as respostas a questões relacionadas a cada componente da árvore que fosse desenvolvido e indicar se o componente está satisfeito, ou que requer uma ulterior análise. O propósito da apreciação é que determina a necessidade de uma ulterior análise de um fato encontrado, evento negativo.

Os registros devem ser mantidos para justificar o resultado de cada evento e podem incluir referencias a procedimentos específicos, dados coletados das fontes da instalação, incluindo discussões com o pessoal e relatórios escritos das observações pessoais.

Após o apreciador ter concluído as suas atribuições,  deve ser realizada uma reunião, para rever os resultados. O propósito da revisão é determinar se foram realizadas omissões na apreciação, como um todo, ou se é necessária uma ulterior avaliação para justificar completamente qualquer um dos fatos encontrados.

3. Como deve ser estruturado o Relatório Minuta da apreciação, o que deve ser incluído nele e por quem deve ser confeccionado?

O relatório deve apresentar um resumo introdutório dos principais fatos encontrados que são importantes. Em seguida conter capítulos cobrindo cada uma das principais áreas funcionais inseridas no Plano de Apreciação e por fim um ultimo capitulo apresentando as conclusões e recomendações. Nele devem ser incluídos todos os dados coletados para justificar os fatos encontrados da apreciação, e isto deve ser feito, por meio de referências ou em alguns casos como apêndices ao relatório. O Relatório Minuta deve ser confeccionado pelos membros da Equipe de Apreciação.

Após o Relatório Minuta estar concluído, deve ser submetido ao conselho de Apreciação para revisão e uma cópia do Relatório Minuta pode ser submetida à direção da organização que está sendo apreciada, naquele instante, para a sua apreciação. A prática de fornecer uma copia à direção da organização desde os primeiros estágios da confecção da minuta pode reduzir más interpretações e erros por parte dos apreciadores.

 

Publicações