Exposições Potenciais

Processo de otimização: avaliação, planejamento e construção - Algumas considerações

Algumas considerações sobre o processo de otimização: avaliação, planejamento e construção

1. Avaliação e análise das tarefas específicas: distribuição da exposição à radiação ionizante nas atividades humanas

Por que tipos de atributos pode ser descrito cada grupo da população afetado por uma fonte de radiação ionizante, para fins de otimização da proteção radiológica, ?

Os atributos podem ser descritos pela idade, sexo e hábitos, bem como por vários parâmetros de exposição, como doses individuais médias, mínimas e máximas, número de indivíduos expostos, dose coletiva e probabilidade de exposição potencial.

2. Estádio do projeto: De acordo com a publicação 101 da CIPR, na construção do processo de otimização da proteção radiológica, deve-se dar atenção para evitar o que?

  • Acidentes em qualquer exposição potencial
  • Transferência de exposição entre os grupos
  • Distribuição de exposições por longos períodos de tempo e para populações distantes


3. Otimização para situações normais, existentes e de emergência

De acordo com a publicação 101 da CIPR, quando, isto é, em que ocasião e como deve ser aplicada a otimização da proteção para as situações de emergência?

A otimização deve ser realizada por ocasião do planejamento para identificar as opções de proteção e selecionar os valores apropriados das restrições de dose. Deve ser aplicado de maneira flexível para considerar as circunstâncias reais.

Devem ser considerados os acidentes de maior gravidade, os acidentes de maior probabilidade e todos os intermediários. Com base nesses estudos, pode-se fazer a montagem do PER.

 

Links Relacionados

 

Publicações