Exposições Potenciais

Introdução: o que pretende o INSAG

O que pretende o Grupo Consultivo Internacional de Segurança Nuclear criado pelo OIEA em fevereiro de 1993?

O grupo pretende auxiliar na unificação das abordagens na prevenção de acidentes em atividades que envolvem a exposição à radiação ionizante, pois já havia algumas publicações no contexto da proteção radiológica pela Comissão Internacional de Proteção Radiológica.

Qual foi a primeira atividade do Grupo Consultivo Internacional de Segurança Nuclear, conhecido internacionalmente como INSAG?

A elaboração de um relatório sobre a exposição potencial em segurança nuclear relacionado com as usinas nucleares existentes e futuras.

O que se entende por exposição potencial?

Exposição potencial designa a exposição que não se tem certeza que ocorrerá ou, para ser mais específico, uma exposição que poderia ser causada por algum desvio da normalidade.

  • Sua probabilidade deve ser: < 10-2 a-1
  • Doses de radiação superiores aos limites anuais

Qual a diferença entre "radioproteção" e "segurança nuclear"?

Radioproteção - Lida principalmente com a especificação e controle de exposições normais (isto é, reais) e com as consequências dos acidentes.
Segurança nuclear - Trata basicamente da prevenção de acidentes que causam danos consideráveis a uma usina nuclear e da mitigação in loco das suas consequências.

Como evoluíram as técnicas de radioproteção?

Inicialmente eram concentradas nos procedimentos operacionais e, mais tarde, lentamente deslocaram-se também em direção ao projeto das instalações e equipamentos.

Quando a segurança nuclear tornou-se um problema e que conceitos incorporou como elementos intrínsecos da filosofia de segurança?

A segurança nuclear tornou-se um problema apenas quando foram introduzidos os processos industriais em larga escala e incorporou os conceitos de prevenção na fonte e prevenção de acidentes.