Exposições Potenciais

Probabilidade como componente de risco

A que a definição clássica de probabilidade está relacionada e do que ela depende?

Ela está relacionada a jogos de chances com resultados definidos por meio de perdas e de ganhos e, portanto, depende da existência, quer explícita ou implícita, de um modelo, pois estes jogos são modelos da realidade.

Em se tratando de estimativa da probabilidade: quais as relações entre probabilidade e frequência observada?

  • Situação modelada bastante simples – ocorre quando a probabilidade de uma resolução específica pode ser determinada pela lógica.
  • Informações sobre a frequência observada de eventos – se os eventos observados forem independentes entre si e a frequência media é constante com o tempo durante o período de observação e previsão, há uma relação direta entre a frequência média f e a probabilidade de um evento (um ou mais eventos) ocorrer em um intervalo de tempo t.

Para uma situação modelada bastante simples, como pode ser determinada a probabilidade da solução? Forneça um exemplo.

Ela pode ser determinada pela lógica. Exemplo: jogos simples com vários resultados igualmente prováveis. A probabilidade de cada resultado é estimada pelo número de determinações possíveis. As probabilidades de combinações de resultados podem ser calculadas partindo de princípios lógicos.

O que se pode prever das situações modeladas bastante simples quanto às suas incertezas e suas frequências?

Quanto às incertezas podemos prever que elas não existem se o modelo representar acuradamente a situação real.  Quanto à sua frequência, podemos prever que são raras, mas fornecem uma base prática para o uso lógico da probabilidade de falha em sistemas simples na estimativa dela em falhas de sistemas complexos.

Em que casos podemos usar as informações sobre a frequência observada de eventos e o que ocorre na prática?

Ela pode ser usada se os eventos observados forem independentes entre si e a frequência média é constante com o tempo durante o período de observação e previsão. Nesse caso há uma relação direta entre a frequência média f e a probabilidade de um evento (um ou mais eventos) ocorrer em um intervalo de tempo t. Na prática ocorre que estas condições nem sempre existem.

Forneça exemplos em que não podem ser usadas as informações sobre a frequência observada de eventos.

Terremotos sucessivos em uma única área não são eventos independentes e as falhas nos equipamentos geralmente aparecem com frequências que mostram variações com o tempo após sua instalação.

Satisfazendo as condições impostas para o uso das informações sobre a frequência observada de eventos, como se obtém a probabilidade e como ela é conhecida?

A probabilidade é o produto f.t entre a frequência média e o intervalo de tempo. Ela é conhecida como a expectativa matemática do número de eventos que ocorrem no intervalo do tempo.

Se a expectativa matemática for pequena em relação à unidade como 0,1 o que ocorrerá com o resultado e com que equação poderá ser descrita a distribuição dos eventos?

O produto f.t será muito próximo de que ocorrerá um evento no intervalo do tempo t e neste caso a maioria destas situações poderá ser descrita pela equação de Poisson e a verdadeira probabilidade de que um evento ocorrerá no intervalo t será dada por (1-e-f.t).

Como é definida a probabilidade na estimativa com base no julgamento de especialistas?

É definida como o grau de confiança em um resultado previsto.

Qual é a vantagem e desvantagem do método de julgamento por especialistas em relação ao método da frequência observada de eventos?

  • Vantagem: Geralmente o julgamento tem como base a experiência e, quando representa um consenso amplo, tem importante papel na especificação da segurança.
  • Desvantagem: O assunto deve ser tratado com cautela, porque pode ser distorcido pela apreciação individual dos dados disponíveis realizada pelo especialista.

Quando se torna essencial a definição de um modelo em consonância com o método usado para estimar uma probabilidade?

Torna-se essencial quando a estimativa é utilizada para fazer previsões ou tomar decisões.

O que se entende por probabilidade condicional? Forneça um exemplo.

A probabilidade condicional é aquela de um evento ocorrer após acontecer um episódio definido anteriormente. Exemplo: A probabilidade de morte em consequência de exposição à radiação tem como condicional a ocorrência da exposição e a sua magnitude.

Como devem ser utilizadas as probabilidades condicionais e por que?

Devem ser utilizadas diretamente ligadas às exposições potenciais com cuidado, pois elas podem ser manipuladas e combinadas apenas se as condições a que elas se aplicam permanecem inalteradas.