Exposições Potenciais

Especificações e metas da segurança

ESPECIFICAÇÕES DA SEGURANÇA E CONSIDERAÇÕES DE RISCO

O que se considera como primeira prioridade na obtenção da segurança em usinas de potência nuclear?

A prevenção de acidentes e nela são tratadas as medidas para mitigar as consequências radiológicas dos acidentes que possam ocorrer.

O que é considerado pelo INSAG como começo da defesa em profundidade?

A prevenção e o controle de eventos menores e desvios das condições operacionais normais, que estão inevitavelmente associados a operações de rotina, até o gerenciamento de acidentes que causam danos mais graves à usina.

O que se entende por especificação da segurança?

Entende-se um exame estruturado do desempenho dos componentes de uma usina, seus sistemas operacionais, seus sistemas de segurança e seus funcionários e administradores sob um amplo espectro de eventos e situações já previstos.

Como começam os métodos determinísticos de especificação da segurança e como são especificados os cenários?

Começam com a caracterização dos cenários em termos dos eventos iniciadores e falhas nos componentes que, segundo se presume, possam ocorrer.

Os cenários são especificados de modo a incluir até os eventos muito improváveis e os critérios de aceitação (incluindo as margens de segurança) são especificados de forma a poder-se mostrar que o resultado final está de acordo com os objetivos nacionais de segurança.

Com relação aos métodos probabilísticos para a especificação da segurança, que informações quantitativas realísticas são utilizadas e o que pode ser especificado?

As informações utilizadas são sobre a ocorrência e condições de vários eventos e sobre a confiabilidade dos componentes para especificar a probabilidade de falhas dos sistemas de operação e de segurança da usina.

Podem ser especificadas as probabilidades das diversas sequências potenciais de eventos e suas consequências.

Como podem ser usadas as estimativas quantitativas das probabilidades e consequências dos possíveis acidentes fornecidas por especificações probabilísticas?

Podem ser usadas como indicadores do grau de segurança atingido e podem ser comparadas com as metas de segurança dadas em termos probabilísticos.

Como pode ser representada a meta probabilística da segurança?

Pode ser representada em termos da probabilidade anual de algum evento adverso especificado como um dano grave ao núcleo de um reator ou de um impacto radiológico especificado causado pela exposição acidental de membros do público.

Como pode ser interpretada e, considerando suas limitações, como pode ser usada  a meta de segurança formalizada em termos probabilísticos, quando utilizada como objetivo do projeto e da operação?

Pode ser interpretada como uma figura de mérito desejável para o desempenho confiável das funções de segurança da usina, tendo em mente as limitações dos métodos probabilísticos de especificação da segurança.

Ela pode ser usada como base para estimativas e julgamentos do risco associado à operação de uma usina de potência nuclear, sendo o grau de risco expresso tanto como probabilidade como explanação das consequências.

Por que meio deve ser estabelecido o grau de segurança aceitável para uma usina de potência?

Por uma avaliação realizada por meio de métodos determinísticos da qualidade da defesa em profundidade, complementada pela especificação probabilística da segurança.

Quando o grau de segurança de uma usina é aceitável e como deve ser formalizada uma meta probabilística sobre os graus de segurança?

Ela é aceitável quando o grau de segurança for tão elevado quanto racionalmente exequível, por exemplo, em vista dos aspectos do custo-benefício de várias medidas de melhorias da segurança.

Ela deve ser formalizada em termos de probabilidade e da explanação das consequências. Elas devem corresponder a um grau de segurança que seja nitidamente melhor do que apenas aceitável e seja racionalmente exequível.