Exposições Potenciais

Balanço entre exposições potenciais e normais

Forneça exemplos de conflitos de interesse entre a segurança à radiação e a segurança nuclear em ambos os sentidos.

Exemplos: quando as exposições normais da radiação são aumentadas com o propósito de reduzir as exposições advindas de acidentes. Esta situação poderia ocorrer quando inspeções de segurança e manutenção aumentadas produzem exposições laborais normais aumentadas a fim de reduzir as exposições públicas potenciais.

Situação inversa: quando liberações normais de material radioativo são reduzidas com o custo de armazenagem do rejeito in loco.

Qual é o resultado do conflito de interesse entre a segurança à radiação e a segurança nuclear?

O resultado é a transformação da exposição do público em exposição laboral com componentes tanto potenciais como normais. Estas situações envolvem permutas entre os riscos ao público e laborais e entre exposições normais e potenciais.

Quais as recomendações da CIPR para a permuta entre a exposição laboral e do público e que orientações fornece?

Que as doses coletivas originadas pelos dois tipos de exposição devem ser igualmente ponderadas. A CIPR ainda não forneceu orientações sobre os modos de combinar exposições potenciais e normais nesse contexto.

Como podemos efetuar a otimização da segurança global e por que?

Podemos usar os mesmos tipos de técnicas de ajuda para a tomada de decisão, pois tanto as exposições potenciais como as normais dão origem a probabilidades de malefícios aos indivíduos, bem como de impactos sociais.

Como podemos conseguir um equilíbrio ótimo entre a permuta dos riscos?

O processo não é direto, pois as situações têm que ser descritas em termos de diversos atributos e os julgamentos dependem das preferências utilizadas para definir as funções de prioridade necessárias.

Na prática, os julgamentos necessários são alcançados caso a caso por uma apreciação estruturada das opções disponíveis, sem necessariamente quantificar este procedimento.