Exposições Potenciais

Implicações da Publicação NEA/OECD N84 (1995)

Introdução: NEA/OECD N84

Com quem esta publicação dialoga?

Este relatório, publicado em dezembro de 1995, dialoga principalmente com as publicações ICRP 60 de 1991, ICRP 64 de 1993 e também com o INSAG-9, do OIEA, publicado em 1995. A publicação ICRP 76 (Protection from Potential Exposures) só será publicada dois anos mais tarde, em 1997.

Propósito desta publicação

As publicações do ICRP, de notada importância, suscitaram encontros e discussões entre grupos acerca da proteção radiológica e segurança nuclear.

Demanda: a implementação de recomendações para situações potenciais em suas diferentes dimensões, que incluem: escopo, metodologias, práticas específicas e contextos regulatórios.

Problema: apesar dos progressos importantes, algumas questões conceituais pecam por falta de clareza. Isso porque as conclusões e terminologias empregadas entre diferentes especialistas, grupos e organizações, podem levar a diferentes entendimentos.

Solução: constituir um grupo representativo de experts com o intuito de examinar problemas associados à aplicação dos conceitos de exposição potencial.

Representatividade do grupo de especialistas:

  • Committees on Radiation Protection and Public Health CRPPH,
  • Safety of nuclear installations CSNI,
  • Nuclear Regulatory activities CNRA,
  • Radioactive waste management RWMC.
  • International Commission on Radiation Protection ICRP,
  • International Atomic Energy Agency, IAEA

 

Publicações