Programas de Otimização

Diferentes passos a serem executados em um estudo de otimização

De acordo com a publicação 21 do OIEA, há diferentes passos a serem executados em um estudo detalhado de otimização para um projeto de instalação para o tratamento e condicionamento de rejeitos radioativos originados na indústria nuclear.

A título de exemplo:

A instalação é composta de duas unidades, uma de fusão para  rejeitos  metálicos e outra de incineração para rejeitos sólidos, líquidos e para os não combustíveis.

a) Primeira avaliação da situação de exposição com estimativas grosseiras, excluindo as tarefas de manutenção, com a finalidade de se determinar:

  1. Dose coletiva;
  2. Número de indivíduos expostos;
  3. Valor da dose individual média por ano.


b) Estabelecimento dos objetivos do estudo de otimização.  Exemplo:

  • Restrição da dose individual para eliminar qualquer opção que leve a uma dose individual anual maior do que este valor.
  • Redução dos valores das doses individuais e da dose coletiva, com prioridade aos maiores valores das doses individuais.
  • Eliminação de todas as situações de exposição, onde  o uso de equipamento de proteção  respiratória torna-se necessário por  mais do que duas horas.

c) Segunda avaliação da situação de exposição com  uma resposta mais realista e uma descrição mais precisa das etapas do trabalho,  para serem usadas  como uma referencia para o estudo de otimização, reespecificando os valores dos parâmetros usados no item (a).

d) Estudo da otimização: identificação das opções de proteção.

  1. Quantificação de seus desempenhos.
  2. Determinação dos custos das opções.
  3. Determinação dos custos de detrimento.

e)  Determinação da opção ótima.

 

Links Relacionados

 

Publicações