Programas de Otimização

Envolvimento dos interessados de acordo com a CIPR

De acordo com a publicação 101 da CIPR, no processo de otimização, além do tomador de decisão (geralmente o gerente operacional) e da autoridade competente, podem ser considerados interessados:

  • os indivíduos expostos à radiação (tanto trabalhadores quanto membros do público)
  • seus representantes (sindicatos, associações locais)
  • suporte técnico institucional ou não institucional para o processo de tomada de decisão (serviços dosimétricos aprovados, especialistas qualificados, serviços técnicos formais, organizações de especialistas públicos, laboratórios particulares)
  • representantes da sociedade, tanto por um processo eletivo (representantes eleitos) como por um processo participativo (associações ambientais).

São vantagens do envolvimento dos interessados no processo da otimização:

  1. Proporcionar um meio comprovado para se obter a incorporação de valores no processo da tomada de decisão, melhorar significativamente a qualidade das decisões, a resolução dos conflitos entre interesses competidores, a construção do conhecimento compartilhado com ambos, trabalhadores e público e a construção da confiança nas instituições.
  2. Reforçar a cultura de segurança e introduzir a flexibilidade necessária no gerenciamento do risco radiológico que é necessário para se obterem decisões mais eficazes e sustentáveis.
  3. Ajudar na identificação dos atributos da situação de exposição e suas importâncias relativas, bem como na identificação das opções de proteção dentro da concepção do processo de tomada de decisão.

 

Links Relacionados

 

Publicações