Programas de Otimização

Principais indicadores

De acordo com a publicação 21 do OIEA, no estadio de projeto, em uma visão global e em uma primeira caracterização da  situação de  exposição,  os principais indicadores  que se tornaram fatores chave com relação ao desempenho das opções de proteção a serem observados são:

  • A distribuição das doses individuais.
  • A dose coletiva da força de trabalho, pois considera o número de trabalhadores expostos a um valor  específico da dose.

De acordo com a publicação 101 da CIPR, podem ser aplicadas medidas de proteção aos indivíduos ou grupos. As medidas podem ser aplicadas à fonte, ao ambiente (entre a fonte e o indivíduo) e ao próprio indivíduo.

A preferência é dada aos controles aplicados à fonte pois as suas medidas são menos destruidoras e se aplicam a todos os caminhos para todos os indivíduos, para qualquer fonte, contrapondo-se aos controles aplicados ao ambiente e aos indivíduos em que nem sempre todos podem ser abrangidos.

A otimização da proteção é um processo sistemático com visão a longo prazo por englobar considerações a partir da origem até a sepultura da fonte. A otimização durante a fase de projeto de uma instalação deve também considerar todas as fases posteriores da operação, incluindo o descomissionamento.

 

Links Relacionados

 

Publicações