Programas de Otimização

Participação dos interessados e principais atributos

De acordo com a publicação 101 da CIPR, a participação dos interessados na identificação dos atributos para o processo de otimização não é obrigatória, mas em muitas situações pode ser uma ajuda.

Ainda de acordo com a publicação 101 da CIPR, para se formalizar opções de maneira adequada, o processo de avaliação dos atributos pertinentes a cada situação a ser otimizada  se desenvolve em duas etapas:

  • Na primeira faz-se uma avaliação compreensiva da situação e portanto é importante a consideração de um espectro de atributos mais amplo do que o necessário para a avaliação da situação de exposição.
  • Na segunda etapa faz-se a análise dos atributos considerados válidos na primeira etapa e excluem-se os atributos que foram considerados “demais” quando um número menor seria suficiente.

Como deve ser formada a equipe cerne que proporciona a direção e o planejamento do processo de otimização de acordo com a publicação 21 do OIEA:

Ainda que o presidente (ou o facilitador) da equipe cerne possa ser um membro do departamento de radioproteção, a maioria dela deve ser  representativa dos grupos de trabalho não alocados ao departamento de radioproteção.

 

Links Relacionados

 

Publicações