Programas de Otimização

Distribuições da exposição à radiação ionizante no tempo e no espaço

De acordo com a publicação 101 da CIPR, a dose efetiva total não é útil na ajuda da tomada de decisão quando as exposições ocorrem em grandes populações, em grandes áreas geográficas e grandes períodos de tempo pois ela agrega excessivamente a informação e pode tornar-se desencaminhante na seleção das ações de proteção.

Em virtude disso, a sua aplicação direta pode acarretar:

  • Mascarar as características de exposição da distribuição de dose bem como as incertezas inerentes à avaliação das doses
  • Impossibilitar uma ponderação a respeito de considerações sociopolíticas importantes, por exemplo equidade, que pode ser especificamente importante para avaliar e comparar as opções

Para superar as limitações associadas a esta dose coletiva deve-se analisar cuidadosamente cada situação de exposição à radiação ionizante para identificar as características individuais e os parâmetros de exposição que melhor descrevem a distribuição de exposição entre a população envolvida na circunstância específica. Isso resulta na identificação de vários grupos de população com características homogêneas a serem consideradas no processo de otimização. No caso da dose coletiva resultar de um intervalo muito amplo de doses individuais, ela deve ser desagregada em uma série de doses coletivas que correspondem a partes homogêneas da distribuição de doses. As características adequadas que definem os grupos da população que correspondem a estas doses coletivas devem ser conseguidas na base de caso por caso de acordo com a situação de exposição.

De acordo com a publicação 101 da CIPR, para identificar os grupos da população que entram na determinação das respectivas doses coletivas pode ser usada a abordagem mais direta que consiste em se perguntar: “quando, onde, como e por quem são recebidas as exposições?”. A resposta esperada é um conjunto de atributos que expressam as características das populações irradiadas, suas exposições, bem como considerações técnicas, econômicas, sociais, ambientais e éticas importantes para a situação.

Além da dose coletiva para diferentes grupos da população em função de sua localização espacial e dos intervalos de dose individuais, poderiam ser consideradas outras características, caso sejam pertinentes, como a idade, o sexo, categorias profissionais, hábitos específicos, e para períodos de exposição muito longos, as gerações envolvidas.

 

Publicações