Programas de Otimização

Meios gerais para reduzir a exposição à radiação ionizante

De acordo com a publicação 21 do OIEA,as principais considerações e observações a serem realizadas antes de se efetuar o estudo de otimização da proteção radiológica de uma tarefa são:

  1. Deve-se considerar que a tarefa deve ser executada em consonância com as demais tarefas a serem efetuadas e com as condições radiológicas a serem encontradas.
  2. A dose evitada deve encontrar-se balanceada contra a duração da tarefa e o custo envolvido no trabalho.
  3. Deve-se observar que: 
  • na otimização os recursos gerenciais devem ser tratados separadamente daquele relativo ao gerenciamento do trabalho.
  • um aumento no número de trabalhadores para reduzir as doses individuais, algumas vezes  aumentará a duração na execução da tarefa e resultará em uma exposição coletiva maior.

Com relação ao fato de que a tarefa deva ser executada em consonância com as demais tarefas a serem efetuadas e com relação às condições radiológicas a serem encontradas, o OIEA fornece como exemplo  a tubulação do sistema de refrigeração e seus componentes de uma planta de potência nuclear e afirma que no desligamento do reator as taxas de dose nas proximidades da tubulação e seus componentes aumentam bastante. Portanto, o trabalho nestes sistemas deve ser programado para antes do desligamento ou bem depois dele, para permitir a limpeza dos trocadores iônicos e filtradores, bem como para permitir um tempo de decaimento radioativo.

 

Publicações