Programas de Otimização

Consciência e envolvimento dos trabalhadores

De acordo com a publicação 21 do OIEA, pode ser obtida uma restrição na exposição com o envolvimento dos trabalhadores, em um processo de avaliação, revisão posterior ao trabalho e processo de realimentação. Por meio destes processos pode ser obtida muita informação valiosa advinda dos trabalhadores.  O fórum para a realimentação e a revisão do processo necessita de uma discussão aberta, pois os trabalhadores necessitam estar seguros de que seus argumentos sejam apreciados e possam beneficiar o processo de otimização.

Além do envolvimento dos trabalhadores no processo de avaliação, revisão posterior ao trabalho e processo de realimentação, outras atitudes poderiam aumentar a sua conscientização e diminuir a exposição:

  1. Colocando lembretes informando os perigos potenciais e a necessidade de minimizar a exposição em locais convenientes.  Eles são mais eficazes se possuírem dimensões e cores diferentes e forem reconhecidamente diferentes de outros avisos informativos.  Eles devem ser reconhecidamente considerados importantes para a otimização da proteção pelos trabalhadores.
  2. Usando dosímetros eletrônicos com mostradores de fácil visão dos valores corriqueiros da dose acumulada e dos valores da radiação presente, pois são eficazes em advertir os trabalhadores das condições radiológicas prevalecedoras.
  3. Colocando os resultados dos levantamentos radiológicos nas entradas das salas nas quais existe algum tipo de perigo radiológico..
  4. Em áreas com taxas de dose elevadas, seja estabelecido um controle de acesso, tanto com o uso de cadeados, como exigindo o acompanhamento por uma pessoa designada, dos trabalhadores que  entram na área.  Os motivos dos controles de acesso devem ser explicados aos trabalhadores para evitar que sejam tentados a burlarem o controle por ignorância.
  5. Junto com a rotulagem regulamentar apropriada de material radioativo, nas etiquetas, acrescentar outras informações, como instruções de manuseio ou detalhes das ferramentas de manuseio necessárias.

O OIEA fornece um exemplo na qual o envolvimento dos trabalhadores no processo de otimização da proteção radiológica abaixaram os valores das doses. O exemplo envolveu um equipamento de radiografia industrial móvel, para o qual foi detectado que cerca de 1/3 dos trabalhadores receberam doses anuais superiores a 5mSv.  
As investigações identificaram os seguintes motivos das doses serem superiores ao necessário:

  • Condições de trabalho difíceis.
  • Falhas em observar os procedimentos operacionais estabelecidos em cumprimento aos regulamentos de proteção radiológica.
  • Uso de equipamento velho (obsoleto).

Como resultado foi determinado que uma das medidas mais eficazes para reduzir as doses seria o treinamento e o levantamento da consciência dos trabalhadores, o que foi feito com o envolvimento da autoridade regulatória e as companhias que empregavam os radiografistas.

 

Links Relacionados

 

Publicações