Programas de Otimização

Estrutura para um plano ALARA

Os elementos comuns para a maioria dos programas básicos de otimização da proteção radiológica são:

  1. Um bom trabalho de gerenciamento.
  2. A educação dos trabalhadores a respeito dos princípios básicos de radioproteção e otimização, aumentando a conscientização  por parte da força de trabalho a respeito do processo de otimização.
  3. As características de um processo de comunicação eficaz.

Para o gerenciamento ALARA o OIEA sugere em sua publicação 21 uma estrutura específica:

  1. Um Comitê ALARA.  Ele é responsável para aprovar e rever o plano   ALARA.  Ele se encontra periodicamente para rever o desempenho da instalação em apreço, com relação à radioproteção, para avaliar as sugestões  para reduzir as doses e para fazer recomendações à gerência mais elevada.  Os membros do Comitê são selecionados para fornecerem um amplo intervalo de bases técnicas e para assegurar que estão representados os vários grupos de trabalho.
  2. Um coordenador ou grupo coordenador ALARA.  Este coordenador ou grupo verifica se as decisões tomadas pelo Comitê ALARA foram implementadas.  É, também, a pessoa de contato designada entre a força de trabalho e a gerência para discutir questões de radioproteção.  O grupo de coordenação, geralmente é composto por engenheiros, radioprotecionistas e técnicos e é encarregado de efetuar uma análise detalhada dos trabalhos apropriados para  ALARA.

 

Links Relacionados

 

Publicações