Programas de Otimização

Aplicação da otimização em operações envolvendo radiações ionizantes e em regulamentos

De acordo com a publicação 101 da CIPR, a responsabilidade de implementar a otimização da proteção radiológica cabe à gerência de operação da instalação em todas as situações de exposição, isto é, planejadas, de emergência e existentes e deve se submeter às exigências da autoridade regulatória.

No processo de otimização da proteção radiológica, as diferentes organizações têm deveres com relação à cultura de segurança:

  • A gerência operacional que tem o dever de desenvolver uma cultura de segurança ativa que seja o suporte de uma otimização bem sucedida.
  • A autoridade regulatória que deve encorajar a gerência operacional para que desenvolva uma cultura de segurança dentro de sua organização, mas também deve existir uma cultura de segurança dentro da própria autoridade.

A autoridade regulatória pode exigir o processo de otimização da proteção radiológica por parte da gerência operacional de uma instalação.

A autoridade competente pode exigir na licença de operação que seja alcançado um patamar de proteção e segurança pré-estabelecido.

Com relação à otimização da proteção radiológica de uma instalação, deve ser exigido que ela seja documentada e completamente entendida por todas as partes, principalmente quando o trabalho é planejado, prescrito, executado e supervisionado por outros que não estão sob o controle direto da gerência operacional.

De acordo com a publicação 101 da CIPR, com a finalidade de assegurar a existência de uma sólida cultura de segurança em todos os níveis gerenciais e de equipe, a gerência operacional de uma instalação deve promover algumas ações:

  • Desenvolver e fornecer filosofias internas, prioridades e programas de garantia da qualidade.
  • Com relação aos objetivos da gerência operacional que são: evitar acidentes, gerenciar a probabilidade de exposições potenciais e manter as exposições do trabalhador e do público tão pequenas quanto racionalmente exeqüível considerando fatores econômicos e sociais.


Papel do órgão regulatório no processo de otimização da proteção radiológica de uma gerência operacional de uma instalação:

Ele deve focar os processos, os procedimentos e os julgamentos tomados na otimização bem como fornecer guias para construir um diálogo profundo entre a autoridade e a gerência operacional, pois o sucesso do processo de otimização depende enormemente da qualidade deste diálogo.

 

Links Relacionados

 

Publicações