Programas de Otimização

Custos dos esforços de proteção

Os custos de um processo de otimização da proteção radiológica devem ser atribuídos a instâncias superiores aos envolvidos no processo de otimização e devem fazer parte de exigências regulamentares ou gerenciais Não devem ser repassados para as opções de proteção radiológica.

O processo de otimização da proteção radiológica é dispensado quando:

  • o custo do estudo quantitativo da otimização é maior do que o benefício a ser obtido. Neste caso o procedimento ótimo é não efetuar o estudo, isto é, não alterar o grau de proteção;
  • as doses individuais dos trabalhadores encontram-se na região aceitável, isto é, inferiores ao limiar de registro das doses.

Os métodos usados para avaliar os custos diretos das opções de proteção no processo de otimização da proteção radiológica são:

  • Estimativa grosseira dos custos
  • Avaliação trazendo o valor presente
  • Estimativas  anualizadas de custo

Estimativa grosseira dos custos

A estimativa grosseira dos custos usada no processo de otimização da proteção radiológica é realizada somando o custo do capital com o custo da operação anual durante os anos previstos de vigência.

Principais desvantagens do método de estimativa grosseira dos custos usada no processo de otimização da proteção radiológica:

  • Ignora variações de custo no tempo
  • Não permite distinção entre as opções com grande custo de capital e pequeno custo operacional e vice-versa.

Avaliação trazendo o valor presente

A avaliação trazendo o valor presente usado no processo de otimização de proteção radiológica é realizada por meio do preço atual, que é fornecida pelo custo anual multiplicado pelo fator anuidade.

O fator anuidade é a soma dos fatores da amortização sobre os períodos de tempo pertinentes e esses fatores de amortização consideram a mudança do valor aparente do gasto com o transcorrer do tempo.

Estimativas  anualizadas de custo

A estimativa anualizada de custo usada no processo de otimização de proteção radiológica é realizada supondo que o dinheiro seja tomado emprestado, a uma determinada taxa anual, para financiar a compra e a operação do sistema de proteção radiológica e seja devolvido em parcelas anuais.

 

Links Relacionados

 

Publicações