Programas de Otimização

Outros fatores de proteção radiológica pertinentes para o processo de otimização

Além do custo de proteção, dose coletiva e distribuição das doses individuais outros fatores poderiam ser considerados nas opções de proteção radiológica:

  • Taxa de dose no local de trabalho
  • Confiabilidade das diferentes opções
  • Natureza da população exposta

Taxa de dose no local de trabalho

No caso de se usar a taxa de dose no local de trabalho como fator que entra no processo da otimização, poderiam ser fornecidos alguns exemplos que justificariam o seu uso:

  • Locais de grande taxa de dose que necessitam de dosimetria rápida e portanto do uso de monitores de leitura direta da taxa de dose ou de monitores integradores.
  • Possibilidade de exposições originadas de pequenos acidentes e incidentes, como a permanência em um local de grande taxa de dose por um tempo superior ao previsto.

Confiabilidade das diferentes opções

A confiabilidade das diferentes opções de proteção poderiam estar baseadas em procedimentos de engenharia bem conhecidos ou relativamente novos, ainda que os custos e as doses sejam semelhantes. Poderiam ser utilizadas as palavras “bastante confiável ou bem ensaiada” em contraste com “confiabilidade duvidosa ou nova” respectivamente. Nesses casos, a CIPR sugere que seja usada a análise de prioridades com atributos múltiplos.

Natureza da população exposta

No caso de se usar a natureza da população exposta como um fator que entra num processo de otimização, alguns exemplos de como ele poderia variar:

  • Distinção entre trabalhadores e indivíduos do público, e mesmo entre estas categorias pode haver subdivisões.
  • O grupo irradiado é constituído por pessoas do país que causa ou regula a irradiação ou de pessoas de outros países.

 

Links Relacionados

 

Publicações