Programas de Otimização

Aplicação do procedimento de otimização da proteção radiológica

Como é aplicado o procedimento de otimização da proteção radiológica

O procedimento de otimização da proteção radiológica em instalações já existentes deve ser prioritário para as operações efetuadas nelas porque identificaria os aspectos de projeto, operação, manutenção e inspeção em serviço, que podem ser considerados prioritários, para modificação, no sentido de se trabalhar em direção ao ótimo.

Efetuar o processo de otimização da proteção radiológica em instalações grandes cabe ao operador, vendedor ou licenciado pois tenderia a ser específica para uma instalação ou um problema em mãos.

Efetuar o processo de otimização da proteção radiológica em instalações pequenas  cabe à autoridade competente de cada país ou a quem ela delegar o estudo, pois os especialistas e os recursos disponíveis do operador podem não ser suficientes. Neste caso o resultado levará a procedimentos padronizados que imporão as modificações necessárias.

Aplicação do procedimento de otimização da proteção radiológica ao projeto de uma instalação

As tomadas de decisão no âmbito de projeto de uma instalação, para o processo de otimização da proteção radiológica, são as mais importantes porque durante a elaboração do projeto de uma instalação são fixados os principais aspectos que determinam o grau de proteção exigido. Serão determinados valores como as taxas de dose nos diferentes ambientes da instalação e valores de descontaminação.

Os engenheiros de um projeto que envolve radiação ionizante visando o processo de otimização da proteção radiológica devem possuir qualificação e treinamento apropriado, incluindo conceitos básicos de proteção radiológica. Devem estar familiarizados com as técnicas que ajudam na tomada de decisão e com os parâmetros de projeto que podem afetar o grau de proteção. 

O líder de equipe do projeto ou da equipe de planejamento de uma instalação que envolva a radiação ionizante tem um papel crucial na implementação da otimização da sua proteção radiológica porque é a pessoa que decide a respeito do esforço extra a ser aplicado na proteção radiológica para otimizar o projeto em vez de, simplesmente, obedecer os limites regulamentares.

Aplicação do procedimento de otimização da proteção radiológica às operações

Nos procedimentos de otimização da proteção radiológica aplicada a operações, o intervalo de escolhas é limitado pelo projeto e pelos fatores que podem ser difíceis de serem quantificados. Este intervalo de escolhas depende do comprometimento e especialização do pessoal responsável, em todos os graus, especialmente dos trabalhadores, seus supervisores locais imediatos, dos especialistas em proteção radiológica e da direção.

Para o processo de otimização da proteção radiológica a CIPR reconhece que avaliações simples de segurança podem reduzir taxas de dose elevadas em locais de trabalho, mas julga necessário a educação e o treinamento de toda a equipe operacional envolvida no trabalho com radiação ionizante e que o treinamento deva incluir a proteção radiológica e componentes capazes de gerar atitudes positivas para a otimização.

Segundo a CIPR, o papel do especialista em proteção radiológica é primordial e único no processo de otimização da proteção radiológica, porque ele está envolvido em todas as áreas de trabalho e pode assegurar o planejamento sistemático do trabalho nas áreas de radiação, particularmente quando as taxas de dose são grandes. Também pode correlacionar as doses do trabalhador a determinadas tarefas e redigir relatórios de revisão e de avaliação das falhas da instalação, do treinamento etc.

Nos procedimentos de otimização da proteção radiológica, há papeis desempenhados diferentemente pelo especialista em proteção radiológica e pela gerência da instalação: enquanto o especialista em proteção radiológica está principalmente interessado em obter uma melhor proteção, o gerente defronta-se com um conflito de interesses entre as responsabilidades de otimizar a proteção radiológica, de alocar recursos e de assegurar a operação contínua.

 

Links Relacionados

 

Publicações