Programas de Otimização

Responsabilidades gerais das autoridades competentes

Nos procedimentos de otimização da proteção radiológica, o que compete ser especificado pela autoridade competente do país e em que circunstâncias ele deve ser obedecido?

A autoridade competente do país deveria especificar os critérios gerais necessários à implementação dos procedimentos de otimização e estes devem ser obedecidos em todas as circunstâncias, variando desde os maiores projetos até o controle das doses individuais no local de trabalho.

Algumas maneiras da autoridade competente do país poder ajudar e fazer-se presente no processo de otimização da proteção radiológica:

  1. Encorajando o desenvolvimento de técnicas de ajuda, nas decisões próprias para as avaliações de otimização e recomendando o seu uso.
  2. Estabelecendo critérios básicos importantes, tais como o valor unitário da dose coletiva, para realizar as avaliações de otimização.
  3. Recomendando os fatores pertinentes a serem considerados nos diferentes tipos de estudos de otimização.
  4. Orientando os planejadores e gerentes na aplicação dos requisitos, caso a caso.
  5. Encorajando a busca de informação apropriada para determinar os parâmetros e modelos de proteção radiológica pertinentes ao estudo da otimização.
  6. Fazendo ou delegando avaliações genéricas de modo a estabelecer parâmetros de projeto otimizados e recomendando padrões que possam ser considerados otimizados.
  7. Assegurando a compreensão e qualidade da implementação da otimização da proteção radiológica no projeto, na operação e na manutenção por meio de regulamentos legais apropriados e auditorias no desempenho das atividades.

 

Links Relacionados

 

Publicações