Monitoramento das Radiações Ionizantes

Exposição laboral, exposição normal e exposição potencial

1. O que se entende por exposição laboral?

Aquela contraída no trabalho como resultado de situações que podem razoavelmente ser relacionadas como sendo de responsabilidade do gerenciamento da operação.

2. O que se entende por exposição normal?

Aquela que pode ser razoavelmente considerada de ser recebida, inclui tanto as exposições oriundas de operações que são conduzidas como planejadas, como aquelas que não são pretendidas, mas que são oriundas de eventos de pequena consequência. Os eventos têm probabilidades iguais ou maiores do que 10⁻² a⁻¹ e as conseqüências obedecem os limites de dose anuais.

3. O que se entende por exposição potencial?

Aquela que não é pretendida, mas para a qual existe um potencial de ocorrência, ainda que não seja certa a sua realização. A exposição potencial pode ser prevista e a sua probabilidade de ocorrência estimada, mas não pode ser prognosticada em detalhes.

4. Ser considerado trabalhador depende da função do servidor na empresa?

Não depende. Todos aqueles que trabalham em locais onde a exposição está relacionada com a responsabilidade do gerente de operação são considerados como expostos laboralmente.

5. Em que sistemas de proteção devem ser incluídas as exposições potenciais e como devem ser as probabilidades de ocorrência e as doses previsíveis?

As exposições potenciais devem ser incluídas nos sistemas de proteção referentes às práticas. As suas probabilidades de ocorrência devem ser inferiores a 10⁻² a⁻ ¹ e as doses previsíveis não necessitam obedecer os limites de dose anuais.

 

 

 

 

Publicações