Monitoramento das Radiações Ionizantes

Padrões de Proteção Radiológica

1. Quais as grandezas físicas de proteção relacionadas aos limites de doses anuais?

Grandezas físicas de proteção utilizadas nos limites primários anuais:

  • Dose equivalente num órgão ou tecido para radiação externa;
  • Dose equivalente comprometida para a radiação interna;
  • Dose efetiva para irradiação de corpo inteiro.

Grandezas físicas de proteção utilizadas nos limites secundários anuais conhecidos, também, como grandezas operacionais:

  • Dose equivalente ambiente para o monitoramento de área para radiação penetrante.
  • Dose equivalente direcional para monitoramento de área para radiação pouco penetrante.
  • Dose equivalente pessoal para o monitoramento individual para exposição externa.
  • Dose incorporada para monitoramento individual para a radiação interna, também conhecida como contaminação interna.

As grandezas operacionais proporcionam valores que evitam a sub e sobre estimativa excessiva na maioria dos campos de radiação encontrados em situações práticas.

2. O que se entende por limites de restrição de dose?

Estão ligados ao decréscimo nas doses efetivas para os indivíduos (restrição de dose) e dos riscos para os indivíduos no caso da exposição potencial (restrição de risco) e constituem uma exigência explicita do procedimento de otimização da proteção.

Seu propósito é limitar o intervalo de opções de proteção no procedimento da otimização. Neste caso todas as opções de proteção radiológica deverão apresentar valores de doses individuais máximas inferiores ou no máximo iguais aos valores das restrições de dose; portanto a restrição de dose tem um significado prospectivo para poder ajudar a evitar que os indivíduos venham a receber valores de dose inadequados ou estejam submetidos a valores de risco inadequados.

As restrições de dose constituem parte integrante do do principio da otimização da proteção conhecido também como princípio ALARA e portanto estão relacionadas à fonte.

3. O que se entende por limites otimizados?

Os limites otimizados se originam nas maiores doses na opção de proteção radiológica considerada solução analítica pelo principio de otimização. Eles assumem valores de 20 a 25% maiores do que as maiores doses previstas da opção de proteção que constitui a solução analítica.

4. O que se entende por limites autorizados?

São emitidos pela autoridade competente do país e se destinam a quem efetuar um processo de otimização ou um determinado grupo de instalações, portanto os limites autorizados não são gerais e nem genéricos.

 

Publicações