Introdução ao monitoramento para contaminação de superfície

1. No que repercute a dimensão de contaminação de superfície da radiação ionizante em qualquer instalação?

2. Quais são as finalidades de um monitoramento da ionização de uma superfície provocado pela radiação ionizante?

3. Quais são os principais objetivos de um programa de monitoramento de contaminação de superfície provocado pela radiação ionizante?

4. Quais são as principais conseqüências se forem obedecidos os princípios objetivos de um programa de monitoramento de contaminação de superfície provocado pela radiação ionizante?

5. Quais são as principais utilidades do monitoramento da contaminação de superfície provocada pela radiação ionizante?

6. Para que casos o monitoramento da contaminação de superfície provocada pela radiação ionizante não é útil e por que?

7. Quais as principais vias de exposição dos trabalhadores originadas pela contaminação de superfície provocada pela radiação ionizante?

A principal via de exposição interna é a inalação para todos os radionuclídeos em virtude da ressuspensão da contaminação de superfície. Em algumas circunstâncias pode ser significativa a ingestão inadvertida e absorção pela pele (particularmente para o trítio neste ultimo caso).

Com o monitoramento da contaminação de superfície provocada pela radiação ionizante, a proteção radiológica focaliza:  

As áreas controladas devem possuir uma identificação de onde pode ser provável a ocorrência de uma contaminação significativa.

8. Por que na interpretação dos resultados do monitoramento da contaminação de superfícies se faz distinção entre os emissores beta/gama e alfa? 

Fechar