Introdução ao Monitoramento do Local de trabalho para a Contaminação do ar

1. Quando se justifica o monitoramento do ar no local de trabalho para a radiação externa e quando ela se torna necessária?

Ela se justifica quando a rota mais importante de incorporação de material radioativo pelo trabalhador for a inalação. Ela se torna necessária em instalações onde são manuseadas grandes quantidades de material sob forma não selada, mil vezes ou mais do valor limite de incorporação anual pertinente.

Para efeito de monitoramento da radiação com fins de proteção radiológica, o trítio, por exemplo,  é considerado como um contaminante suspenso no ar que é diretamente absorvido através da pele.

2. Para fins de proteção radiológica por que tipos de monitoramento pode ser substituído aquele referente ao ar?

3. Para fins de proteção radiológica qual é a finalidade e o bojetivo do monitoramento da contaminação do ar?

A finalidade é manter os valores de contaminação do ar no ambiente de um local de trabalho inferiores aos padrões de proteção e níveis de referencia visando evitar o monitoramento individual interno.

Os principais objetivos de um programa de monitoramento do local de trabalho para contaminação do ar provocada pela radiação ionizante são:

A implementação de cada um desses objetivos depende da disponibilidade e extensão do monitoramento individual para a contaminação interna e a utilidade que este tipo de monitoramento às vezes pode ter é o de ser útil unicamente como um aviso antecipado de eventuais contaminações internas.

4, Quando o monitoramento do local de trabalho para contaminação do ar provocada pela radiação ionizante é quase sempre necessário?

5. Em um projeto de qualquer programa de monitoramento do local de trabalho para a contaminação do ar provocada por radiação ionizante que considerações devem ser ponderadas?

Links Relacionados

Fechar