Conclusão 1

Problema: As consequências de um acidente envolvendo radiação ionizante podem ser muito maiores do que o dano provocado pelos efeitos biológicos nos indivíduos radioacidentados.

Conclusão 1.
A exposição potencial está relacionada aos impactos da radiação à saúde humana e, como tal, é um componente das consequências potenciais de um acidente ou outras situações que não são consideradas normais. Com exceção de acidentes envolvendo os tipos de fontes que restringem a exposição a apenas algumas pessoas, pode não ser uma característica importante das consequências de acidentes. Consequências resultantes de um acidente de um reator, por exemplo, são susceptíveis de ter implicações sociais e económicas, que podem ser muito mais significativas do que a exposição à radiação.

O que dizem as publicações?

ICRP 64 – (seção 13)

Algumas situações de exposição potencial poderiam levar a grandes consequências que envolvem prejuízo econômico grave, com consequente prejuízo social. Por exemplo, a evacuação temporária ou a relocação a longo prazo exigida por causa dos grandes valores de radiação ou contaminação de terrenos resultarão em prejuízos sociais para os grupos de indivíduos envolvidos. Também podem ser significativas as consequências econômicas das atividades de intervenção necessárias ou perda do uso produtivo de terras e instalações. Alguns destes prejuízos econômicos e sociais podem também persistir por longos períodos, seja como resultado de processos de liberação muito lentos como os advindos de repositórios de rejeitos ou como consequência de contaminação contínua com isótopos de meia-vida longa após o evento.


INSAG 9 – (seção 46)

Para que o risco individual não exceda 10-5 por ano, a probabilidade anual de exposição não deve ultrapassar 10-4. Este acidente requer intervenção considerável, incluindo provavelmente evacuação temporária e ruptura extensa da agricultura. Provavelmente estas intervenções terão mais influência na aceitabilidade das usinas semelhantes à usina em questão do que os riscos individuais. Provavelmente será necessária uma probabilidade anual de 10-5 para esse tipo de acidente por causa das consequências sociais.

NE84 –

Dificuldades para caracterizar as consequências em termos de detrimento coletivo: riscos individuais e riscos sociais

O detrimento à saúde pode ser apenas um dos componentes de impacto social, tendo outros como contaminação do meio ambiente, por exemplo.

Fechar