Monitoramento das Radiações Ionizantes

Introdução ao Monitoramento do Local de trabalho para a Contaminação do ar

1. Quando se justifica o monitoramento do ar no local de trabalho para a radiação externa e quando ela se torna necessária?

Ela se justifica quando a rota mais importante de incorporação de material radioativo pelo trabalhador for a inalação. Ela se torna necessária em instalações onde são manuseadas grandes quantidades de material sob forma não selada, mil vezes ou mais do valor limite de incorporação anual pertinente.

Para efeito de monitoramento da radiação com fins de proteção radiológica, o trítio, por exemplo,  é considerado como um contaminante suspenso no ar que é diretamente absorvido através da pele.

2. Para fins de proteção radiológica por que tipos de monitoramento pode ser substituído aquele referente ao ar?

  • Monitoramento do local de trabalho para radiação externa;
  • Monitoramento do local de trabalho para contaminação de superfícies;
  • Monitoramento individual interno.

3. Para fins de proteção radiológica qual é a finalidade e o bojetivo do monitoramento da contaminação do ar?

A finalidade é manter os valores de contaminação do ar no ambiente de um local de trabalho inferiores aos padrões de proteção e níveis de referencia visando evitar o monitoramento individual interno.

Os principais objetivos de um programa de monitoramento do local de trabalho para contaminação do ar provocada pela radiação ionizante são:

  • Auxiliar no controle de exposição interna dos trabalhadores resultante da inalação para avaliação da maior quantidade de material radioativo provável de ser inalado;
  • Fornecer uma detecção imediata de condições de deterioração ou anormais, permitindo, desse modo, aplicação de ações corretivas ou de proteção, por exemplo, pelo uso de equipamento de proteção respiratória; e
  • Fornecer informações para o planejamento de programas de monitoramento individual de trabalhadores para a contaminação interna.

A implementação de cada um desses objetivos depende da disponibilidade e extensão do monitoramento individual para a contaminação interna e a utilidade que este tipo de monitoramento às vezes pode ter é o de ser útil unicamente como um aviso antecipado de eventuais contaminações internas.

4, Quando o monitoramento do local de trabalho para contaminação do ar provocada pela radiação ionizante é quase sempre necessário?

  • Quando são manuseadas grandes quantidades de materiais gasosos ou voláteis, por exemplo, trítio e seus compostos em processos de produção em grande escala e em reatores à água pesada (produção de óxidos);
  • Na mineração, moagem e refino de urânio e tório;
  • Na fabricação e reprocessamento do combustível nuclear e na usinagem de urânio natural e enriquecido;
  • No processamento de plutônio e outros elementos transurânicos;
  • No uso de celas blindadas (quentes) em reatores e em instalações com criticalidade;
  • Em locais de trabalho onde o radônio é considerado parte da exposição laboral.

5. Em um projeto de qualquer programa de monitoramento do local de trabalho para a contaminação do ar provocada por radiação ionizante que considerações devem ser ponderadas?

  • Que as fontes, particularmente importantes de contaminação do ar, são a liberação localizada e a ressuspensão da contaminação de superfície.
  • Que ambas as fontes, liberação localizada e resuspenção, da contaminação de superficie podem ser geradas diretamente por atividades de trabalho realizadas por trabalhadores individuais;
  • Que a contaminação do ar, frequentemente, é localizada e transitória;
  • Que podem existir diferenças significativas entre a concentração de atividade na zona de respiração de um trabalhador e o valor medido em alguma localização fixa próxima. A concentração na zona de respiração, normalmente é maior. O estabelecimento desse fator de crescimento é de vital importância no projeto de qualquer programa de monitoramento de contaminação do ar.

 

Links Relacionados

 

Publicações