Monitoramento das Radiações Ionizantes

Uso de dosímetros do estado sólido - Introdução

1. Em que situações se utiliza o dosímetro individual e de área (local de trabalho) aplicados ao monitoramento das radiações ionizantes?

Geralmente são utilizados para monitoramento da radiação externa e, em alguns casos, para monitoramento da contaminação de superfície.

2. Quais os tipos de dosímetros discutidos neste tópico?

Considerando a importância da medição e detecção da radiação, este projeto contempla uma área especialmente dedicada a perguntas e respostas sobre dosimetria para radiação do estado sólido no que concerne o monitoramento individual. Assim, o programa apresenta informações sobre os semicondutores como detectores de radiação, as propriedades dos detectores semicondutores, detectores termoluminescentes e detecção de nêutrons.

3. Quais as vantagens desses dosímetros de estado sólido quando comparados a outros?

  • Suas dimensões são uma grande vantagem. Por exemplo, alguns miligramas para dosímetros termoluminescentes são suficientes para efetuar as medidas das doses. São considerdos por isso dosímetros puntiformes, enquanto os demais, como por exemplo o filme, ocupam uma área.
  • Dependendo do tipo de dosímetro, esses são atualmente os mais sensíveis para medidas de doses individuais.
  • No caso dos detectores termoluminescentes Fluoreto de Lítio, possuem um número atômico efetivo igual ao tecido mole do corpo humano e portanto não necessita de correção para medir a dose no indivíduo.

 

 

 

 

Links Relacionados

 

Publicações