Programas de Otimização

Principais métodos para o cálculo do custo atribuído ao detrimento da saúde

Os principais métodos para o cálculo do custo atribuído ao detrimento da saúde são:

  • Capital humano
  • Princípio da compensação legal
  • Analogias aos prêmios angariados por seguro
  • Inferência pública ou preferência revelada
  • Disposição a pagar: DAP

Método do capital humano

É calculado considerando unicamente a produção potencial que é perdida pela sociedade causada pela morte prematura do indivíduo. Esta metodologia peca por ser puramente econômica, não permitindo a inclusão de qualquer outro valor mais subjetivo, como danos morais, isto é, o desgosto, a dor e o sofrimento tanto da vítima como dos familiares ou amigos.

Princípio da compensação legal

Os defensores desta metodologia argumentam que a discussão da recompensa imposta pelos tribunais pela fatalidade industrial reflete, de algum modo, a visão da sociedade. Ainda assim esse método apresenta alguns inconvenientes:

  1. O prêmio pela morte prematura recompensa unicamente os parentes
  2. É considerada incompleta e preconcebida por ter sido julgada improcedente
  3. A habilidade de provar negligência pode alterar completamente a compensação – se nenhuma negligência pode ser compartilhada, então não pode ser dada nenhuma compensação e quando pode ser comprovada uma negligência excepcional, podem ser pedidas compensações excepcionais com propósitos punitivos, particularmente quando tem sido considerável a perda de vida.
  4. As atividades legais existem para compensar “até onde o dinheiro pode” e, portanto, podem subestimar o custo total.

A Comissão Real do Reino Unido examinou as falhas na legislação britânica e concluiu que os prêmios do tribunal não refletem necessariamente a visão da sociedade sobre compensações.

Analogia aos prêmios angariados por seguro

Apresentam alguns inconvenientes:

  1. Não apresentam nenhum efeito direto sobre o risco de mortalidade, mas meramente cobrem as conseqüências da morte, compensando outros.
  2. Os prêmios do seguro tendem a refletir o interesse das pessoas para com seus dependentes, ao invés de fazer uma avaliação de sua própria vida.

Inferência pública ou preferência revelada

Esta metodologia está baseada nas análises retrospectivas de decisões sobre a proteção que já tenha sido implementada e na avaliação de quanto já foi gasto para reduzir o risco. É definida pelos políticos com o argumento de que são os representantes da sociedade e que, portanto, em suas decisões está implícito “um valor de vida” socialmente aceitável.

Metodologia da disposição a pagar, DAP

O cálculo está baseado na avaliação de quanto os indivíduos estão dispostos a pagar para evitar uma pequena alteração no risco. Os principais defensores são os economistas que julgam ser a metodologia teoricamente mais consistente. O principal problema reside na comunicação ao entrevistado do significado do risco.

 

 

Links Relacionados

 

Publicações