Programas de Otimização

Distribuição da exposição à radiação ionizante nas atividades humanas

Cada grupo da população afetado por uma fonte de radiação ionizante, para fins de otimização da proteção radiológica, pode ser descrito por deteminados atributos

De acordo com a publicação 101 da CIPR, os atributos podem ser descritos pela idade, sexo e hábitos, bem como por vários parâmetros de exposição, como doses individuais médias, mínimas e máximas, número de indivíduos expostos, dose coletiva e probabilidade de exposição potencial.

Um aspecto importante na comparação das ações de proteção no processo de otimização da proteção radiológica é a equidade na distribuição de doses individuais entre os diferentes grupos de indivíduos expostos.

Exemplo de como podem ser descartadas opções de proteção partindo da exigência da equidade: supondo que estes grupos de indivíduos possuam doses coletivas individuais médias similares; por consideração da equidade poderão ser descartadas as opções que apresentem as exposições mais elevadas.

Como se pode obter informações a respeito do espectro de doses individuais à radiação ionizante para o público

Para o público a distribuição de dose não é diretamente acessível. Neste caso podem ser estimadas as doses individuais médias para diferentes subgrupos expostos a uma dada fonte. Para este tipo de abordagem é necessário definir o local sem habitação (distância a partir da fonte), distribuição da idade e do sexo e hábitos de vida (dieta, tipo de recreação) para cada grupo de indivíduos expostos.

 

Publicações