Programas de Otimização

Técnica de ajuda para tomada de decisão: custo-benefício

Qual é a técnica de ajuda para tomada de decisão mais simples usada em proteção radiológica e por que ela nem sempre é aceita?

A técnica de ajuda para tomada de decisão mais simples é a custo-benefício. Ela nem sempre é aceita quando forem necessários outros fatores além da dose coletiva e custo de proteção, por ser o problema da proteção radiológica mais complexo, a decisão também é complexa.

O compromisso de dose coletiva como única medida do detrimento da radiação implica em igualdade precisa entre a dose coletiva no trabalhador e no público. Entre as doses coletivas resultantes de um grande número de doses pequenas e de um pequeno número de doses relativamente grandes; entre doses coletivas resultantes de doses individuais que são 10% ou 90% do limite apropriado. Quando estes dados forem igualmente aceitáveis o modelo mais simples custo-benefício é adequado, caso contrário são necessários fatores de ponderação.

Como exemplo poder-se-ia dar a compra de um carro. Nesse caso, os fatores a serem considerados são: preço, custo de manutenção, consumo de combustível e preço de revenda após o período de uso. Deve-se também levar em conta um critério: a verba disponível. Nesse caso a técnica custo-benefício resolve mas se levarmos em conta também: a aceleração desejada, a velocidade máxima, a cor, a qualidade do som, a técnica custo-benefício não será suficiente.

Quais são os critérios que sempre devem ser utilizados na aplicação da técnica custo-benefício no processo de otimização da proteção?

Os critérios são dois, a saber:

  • O valor alfa
  • Os limites de dose anuais tanto para os trabalhadores como para o público, se estes últimos estiverem envolvidos.

Os limites autorizados são sempre critérios em um processo de otimização da proteção radiológica subseqüente?

Não, desde que este novo processo de otimização provasse que o ótimo revisado é muito diferente dos limites autorizados. Estes últimos unicamente formariam uma base a ser considerada para a necessidade de alterá-los, porém eles permaneceriam válidos até surgirem os revisados.

 

Links Relacionados

 

Publicações